quinta-feira, 26 de junho de 2008

Conversa telefónica para o consulado da Rússia

Depois de várias vezes a chamada ter ido parar ao atendedor e de já quase saber de cor a lenga-lenga do "Ligu pra Embáixda da Rússia éme Pórtugal. U hórario d atendímentu é dê sêgunda, quarta, quínta e sêxtá-fêrá, das nôv í trinta às dôzzz", lá consegui falar com uma senhora muito simpática que, no entanto, não me conseguiu dizer mais que o que estava previamente formatado :/


Pipas: Olá, bom dia, eu vou viajar para a Rússia e tenho umas dúvidas sobre os vistos...

Senhora: uuh...er... vístos, pur fávôr, vêr página dê Intérnet trêss dábliu, ponto, Portúgal...

Pipas: O_o *ah, sim, o "trêss dábliu" é www, ok!* Não, não, não, eu conheço o vosso site na Internet, aliás, estou a olhar para ele! O que eu queria era esclarecer o que já li...

Senhora:... uuuh... hãã... mómentu, pur fávôr.


*Foi chamar a amiga*
*pensei: pronto, pelo menos virá alguém com quem me possa entender*


2ª Senhora: Fáche fávôrr?

*pronto. 'tou lixada...*

Pipas: Bom dia. Eu não sei se a sua colega lhe explicou, mas o que eu queria era esclarecimentos adicionais para além do que vem no vosso site?...

2ª Senhora: huh. Pára vistos, fávôr ver u página dá Intérnet, nom posso máche náda. Fala pôcó pórtuguêch. Só senhôr Cônsul; senhor Cônsul, bonito, fála pórtuguêch.


O senhor cônsul é bonito? oh coitada, quem é que lhe disse que "simpático" ou "acessível", que devia ser o que ela queria dizer do Senhor Cônsul, se traduz "bonito"?! :)
Como alguém me dizia, se isto fosse com espanhóis, eu já estava toda eriçada, de certeza, mas como era com a minha Russinha do coração, já me ria e estava quase a ir lá ter com a senhora explicar-lhe o que é que quer dizer "bonito" e que com certeza não se diz isso de um senhor cônsul.


Pipas: Então e outra língua, fala outra língua?

2ª Senhora: russo.

Pipas: =:D *deixei-me rir e ela também, claro* Nem inglês?

2ª Senhora: Náu, infélizmente, náu. Fála russo? :)

Pipas: =:D não, infelizmente, não. :)

2ª Senhora: Senhôr Cônsul único que fála potúguêch. Falar com senhor Cônsul.

Pipas: ah, muito bem! então posso, por favor falar com o senhor Cônsul?

2ª Senhora: Senhôr Cônsul, bonito [ela a dar-lhe!], ágôra ocúpado, num pódê aténder. Fávor ligár maiche tárdê, às quinze.

Pipas: ah, ok, então eu ligo de novo às três...

2ª Senhora: NÃO, não; Senhôr Cônsul ocúpado, ligar àich QUIN-ZÊ! (dizia-me ela a mim, como se eu, burra, não percebesse que não era pra ligar a essa hora esquisita das três, era pra ligar às quinze.; ÀS QUINZE, PERCEBEU, MENINA?!, era este o tom dela.)


Ainda não tive coragem de ligar outra vez...

Sem comentários: